o que é hygge e como você pode aplicá-lo na sua casa

O que é Hygge e como você pode aplicá-lo na sua casa

O termo hygge, que se pronuncia “rúga” ou “hooga”, e é um estilo de vida que nasceu na Dinamarca. A palavra vem do antigo Norueguês, e pode ser traduzida literalmente como bem-estar; mas é muito mais do que isso.

A Dinamarca é conhecida por ser um dos países onde os habitantes são os mais felizes do mundo, e comprovado os mais felizes da Europa - e olha que eles tem um inverno rigoroso com muitos dias cinzas por lá. O segredo de toda essa felicidade, segundo o CEO do Instituto e Pesquisa da Felicidade Meik Wikining, é o hygge. Em 2016, Wikining lançou seu primeiro livro The Little Book of Hygge com o intuito de compartilhar com o mundo os segredos para viver uma vida com mais hygge. E é com base nesse livro que hoje trazemos esse artigo!

Mas afinal, o que é hygge?

Hygge é basicamente saber apreciar as coisas simples da vida. Momentos hygge variam entre um jantar de domingo com a família, assistir um filme no inverno tomando um chocolate quente (ou um vinho, por que não?) ou apenas relaxar sozinha lendo um livro logo após acordar.

O momento hygge de cada um é quase único, mas os dinamarqueses são experts em criar os melhores momentos hygge e eles têm praticamente um guia de como fazer isso, que vamos compartilhar aqui com você.

Hygge na Decoração

Um ambiente hygge é um ambiente que, antes de tudo, é extremamente aconchegante. Aquele ambiente em que você entra e se sente acolhido, se sente em casa. É uma casa que transparece a essência dos que moram nela, e faz com que todos se sintam bem-vindos. Diferente de ambientes frios e sem personalidade, ambientes hygge são ambientes que contam a história de quem mora ali.

Para transformar um ambiente comum em um ambiente hygge, existem algumas dicas que Meik Wikining comparitilha em seu livro:

1. Velas

Cada Dinamarquês queima, aproximadamente, 6kg em velas por ano. Para decorar casas, as velas são espalhadas por todo o espaço, não apenas nas salas de estar. Mas, as velas não são famosas apenas em casa. É comum ver velas nos escritórios, nos restaurantes, e até mesmo nas salas de aula.

2. Iluminação

Nem só de velas vive a iluminação dinamarquesa. Na verdade, longe disso. Os verdadeiros fãs do estilo de vida hygge também são obcecados pela arte da iluminação. A regra é clara: quanto menor a temperatura da lâmpada, mais hygge fica o ambiente.

Muitas luminárias e lustres icônicos vem de designers dinamarqueses, como a PH5 de Poul Henningsen para a Louis Poulsen que foi criada em 1958

 PH5 de Poul Henningsen para a Louis Poulsen que foi criada em 1958

Essa paixão pela iluminação é causada, principalmente, pela falta de contato com a luz natural entre Outubro e Março, no inverno Europeu. Os Dinamarqueses sabem brincar muito bem com o jogo de luzes para criar ambientes aconchegantes o ano todo.

3. Um recanto aconchegante

A ideia desse recanto é ter um cantinho na sua casa que sirva apenas para ser aconchegante. Uma poltrona, ou várias almofadas sobre um tapete, idealmente perto de uma janela, e é claro, com algumas velas. É para ser um espaço pequeno mesmo, mas que sirva apenas com o intuito de você ir lá relaxar, ler um livro, tirar uma soneca, ou apenas ficar vendo o movimento na rua.

4. Coisas feitas de madeira

Os Dinamarqueses valorizam muito itens feitos de madeira, principalmente os de alta qualidade feitos para durar gerações. De mesas, até brinquedos, os itens em madeira são extremamente hygge, ao contrário do plástico por exemplo.

5. Plantas

Estar perto da natureza é algo extremamente importante para os Dinamarqueses. Mas, como mencionado acima, eles tem um inverno extremamente rigoroso, então eles precisam pensar em alternativas para os 6 meses frios do ano. Por isso, para eles é muito importante ter plantas em casa.

Além de criar uma atmosfera mais iluminada e viva, plantas deixam o ambiente mais saudável também. Uma dica é usar vasos diferentes e brincar com o tamanho das plantas, para criar diversos ambientes.

6. Cerâmicas e Porcelanas feitas à mão

Um vaso, um bule de chá, uma sopeira, uma caneca… poucas coisas são mais aconchegantes do que comer ou beber no seu objeto feito à mão favorito!

porcelanas vintage veentx

Para os Dinamarqueses o ato de comer ou beber é um momento especial, onde todos se sentam e vivem esse momento juntos (ou sozinho!). Eles não guardam suas melhores louças para um evento, eles usam no dia a dia para celebrar a vida todos os dias.

7. Vintage

decoração vintage veentx

E é claro que não poderia faltar o amor por coisas vintages e antigas. Os Dinamarqueses valorizam muito a história do design, e é considerado de grande valor ter itens vintage em suas casas. De luminárias a itens de decoração, como vasos e esculturas antigos, o que importa é refletir a sua personalidade.

8. Uma casa que conte a sua história

Seja com fotos, objetos que você trouxe de uma viagem, presentes de amigos e familiares, ou garimpos próprios. Para o seu lar ser hygge, não basta encher ele de velas e almofadas. A sua essência deve ser transmitida também.

 


A nostalgia é quase um easter egg do hygge. É o sentar no sofá com amigos e contar a história de uma foto tirada 20 anos atrás, ou como você encontrou essa miniatura de carro antigo da Fórmula 1 que você é tão fã.

peças de antiguidade e vintage na veentx

Se você quer descobrir itens vintage e antigos que podem refletir a sua essência fazendo o seu lar ser mais hygge, conheça a veentx!

Na veentx vendemos peças de design e decoração de antiguidade e vintage. Peças únicas, como você. Conheça o mundo das peças com história!

---------

Artigo escrito por:

rafaela graf blog post veentx

 

Voltar para o blog