A história de Poty Lazzarotto

A história de Poty Lazzarotto

Poty Lazzarotto é reconhecido como um dos mais importantes artistas da história do Paraná e do Brasil, deixando um legado cultural e artístico de grande valor para as próximas gerações. Nascido em Curitiba, em 1924, filho de pais italianos, Poty teve contato com a arte desde cedo. Seu pai, que perdeu um braço em um acidente, procurava peças de alumínio para moldá-las em quadros da Santa Ceia e vendê-las para ajudar nas finanças da família. Poty e seus amigos ajudavam a mover o fole do barracão onde o pai trabalhava.

Com o tempo, o barracão em frente a sua casa foi transformado em um restaurante, conhecido como "Vagão do Armistício", sob os cuidados de sua mãe, a partir de 1937. O governador do Paraná, Manoel Ribas, frequentava o local e, em 1942, presenteou Poty com uma bolsa de estudos na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Em 1946 o artista se mudou para Paris, onde fez um curso de artes gráficas que foi patrocinado pelo governo francês. 

Nos anos 1950, Poty tornou-se um dos artistas mais importantes do Paraná, introduzindo novas técnicas e formas de expressão na cena artística local. Durante sua carreira, Poty trabalhou principalmente com desenhos, gravuras, murais, serigrafia e litografia.

1º Centenário de Emancipação Política do Paraná 1953, POTY LAZZAROTTO

Poty Lazzarotto também se destacou por seu engajamento social e político, sendo um defensor ativo do meio ambiente, dos direitos dos povos indígenas e da preservação da cultura popular. Em 1968 o artista foi convidado por Orlando Villas Boas e Noel Nutels para uma estada no parque nacional do Xingu. Nesse período, o artista desenvolveu cerca de 200 desenhos sobre os hábitos e costumes dos indígenas. Esses desenhos foram expostos em Londres e Bruxelas, trazendo visibilidade para o Xingu. 

EXPOSIÇÃO POTY NO MON 2023, POTY LAZZAROTTO

 

O estilo artístico e principais obras de Poty Lazzarotto

As obras de Poty Lazzarotto são marcada por uma forte preocupação estética e pela valorização dos elementos regionais, como a flora e a fauna do sul do Brasil. Sua estética é influenciada pelo artesanato e pelas técnicas tradicionais.

Atualmente, 17% da produção artística de Poty está nas ruas de Curitiba, compondo a paisagem urbana da cidade. Entre as obras mais conhecidas de Poty na capital paranaense estão o Mural “O Eterno Sonho” (1980) no Aeroporto Afonso Pena, o Mural "O Teatro no Mundo" (1969) no Teatro Guaíra, Mural "1º Centenário de Emancipação Política do Paraná" (1953) na Praça 19 de Dezembro, Mural 'Imagens da Cidade´ (1996) no Largo da Ordem, Mural 'O Quitandeiro´ (1997) no Mercado Municipal de Curitiba e “A Evolução do Saneamento Básico” (1996) no Alto da XV.

IMAGENS DA CIDADE 1996, POTY LAZZAROTTO

Em 2014, todas as obras públicas de Poty Lazzarotto em Curitiba foram tombadas como Patrimônio Cultural do Paraná. Além de grandes painéis, Poty também criou as capas de livros para importantes autores, como Guimarães Rosa e Dalton Trevisan.

 

Tenha uma obra assinada de Poty Lazzarotto

A Veentx, em parceria com a Galeria Macunaíma, está oferecendo uma oportunidade única para os amantes da arte e da cultura brasileira: cinco desenhos originais e assinados pelo próprio Poty, criados nos anos 1980 para o documentário "O Mundo Mágico de Poty", dirigido por Araken Távora. Essa é uma chance imperdível de ter uma obra desse artista tão importante para a história do Paraná e do Brasil.

obras de poty lazzarotto para comprar na veentx

Voltar para o blog