A faiança segue o mesmo processo produtivo que a porcelana. O que diferencia as duas é o fato da faiança ter menos concentração de caulim em sua composição, resultando em um tipo de cerâmica branca mais porosa. Peças em faiança são bastante resistentes, porém, por conta da sua porosidade, é necessário passar por um processo de esmaltação, que funciona quase como uma capa protetora da peça.
As faianças, por conta de todo o processo, acabam tendo um tom branco rosado, que lembra marfim ou creme, e com o tempo podem acabar ficando craqueladas. O craquelado é apenas um sinal de tempo da peça, e não tira, necessariamente, sua usabilidade.
Processo de produção em uma peça de faiança:
- Produção do material
- Criação da peça por um artesão
- Primeira queima em forno (um pouco menos que 1250 °C)
- Esmaltação ou vitrificação, para preservar a peça da porosidade
- Criação de desenhos pintados à mão em cima do esmalte
- Segunda queima para preservar os desenhos (um pouco menos que 1250 °C)
Você consegue encontrar objetos em faiança normalmente fabricados nas regiões da França, Alemanha, Espanha, Portugal e Escandinávia. Um ponto importante é não confundir a faiança regular da Majólica (feita na Itália) e da Delft (feita na Holanda e Inglaterra). São técnicas um pouco diferentes e cada uma tem o seu valor histórico.
A faiança é muito usada em peça antigas com cores bem vibrantes e com acabamento brilhoso. Você consegue encontrar a faiança em objetos decorativos como vasos, azeiteiras, pratos, conjuntos de chá e aparelhos de jantar.
Descubra as lindas peças em faiança que temos aqui na veentx para trazer mais história para o seu lar!