O que foi a Art Déco?
Art Déco foi um movimento artístico que se tornou uma grande tendência na Europa e nos Estados Unidos entre 1920 e 1939, sendo considerado um estilo sucessor dos movimentos Art Nouveau e Arts and Crafts, possuindo também a influência de cores do fauvismo e de formas geométricas do cubismo. O termo Art Déco nada mais é do que uma abreviação de “arts décoratifs” (Artes Decorativas, em francês). Este nome surgiu, inclusive, do marco principal que promoveu este estilo: a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas realizada em Paris em 1925.
Este estilo artístico influenciou fortemente o mercado decorativo da época, se tornando também uma tendência em outras vertentes artísticas, como o cinema, moda, design de interiores, esculturas, e pinturas. Este estilo representava modernidade, e sua intenção era demonstrar elegância com itens abstratos e nada tradicionais, ou seja, Art Déco surgiu como um novo conceito de sofisticação para sua época.
Quais as características do Art Déco?
Art Déco aposta em formas simples e limpas, propondo um visual mais “clean”, sendo reconhecido pelo uso de uso de formas geométricas e simetria, design abstrato, uso de materiais como marfim, jade e laca e cores fortes e neutras.
Uma das maiores referências do mundo no que tange à influência do Art Déco na arquitetura é o Empire State Building em Nova York, que foi inaugurado em 1935. O Empire State Building é famoso por seu design Art Déco, pois foi composto de materiais modernos, como aço e vidro laminado, e incorpora elementos de tradições arquitetônicas com aspecto industrial, apresentando uma aparência gráfica em linhas.
Outro monumento que você com certeza conhece e foi criado com grande influência do Art Déco é o Cristo Redentor, que carrega as linhas exuberantes do estilo. O monumento foi criado pelo artista parisiense Paul Landowski (1875-1961), que é um artista mundialmente conhecido por suas obras Art Déco.
Art Déco na decoração
Já na decoração, podemos encontrar peças Art Déco em móveis e artigos que apresentam linhas retas, poucas curvas e traços geométricos. O estilo promove uma decoração rica em detalhes.
Os principais materiais utilizados em peças Art Déco são o aço inoxidável, cobre, espelhos, peças cromadas, vidro, mármore e materiais nobres como jade, marfim e madeiras raras.
Para criar um ambiente Art Déco, você pode usar e abusar espelhos, peças de acabamento metálico e formas geométricas, seja em almofadas, pinturas, tapetes e até mesmo papéis de parede carregados em formatos geométricos. Além disso, opte sempre pela exclusividade, peças únicas como esculturas ou grandes quadros trazem também o ar de sofisticação Art Déco para o seu ambiente.
Agora que você já conhece mais sobre Art Déco, você vai conseguir identificar peças que compõem esse estilo e poderá aplicá-las para compor seus ambientes no dia-a-dia. O Art Déco é um estilo super renomado e que hoje em dia possui grande influencia no setor de design de interiores, principalmente para restaurantes, bares e ambientes modernos.
Que tal olhar nosso site e continuar explorando peças Art Déco para compor um ambiente cheio de estilo?
Se quiser saber mais sobre como combinar o mundo de decoração com peças vintage, assine a nossa newsletter abaixo. Trazemos semanalmente mais novidades para você!
--
Artigo e curadoria por: