Abraham Palatnik (1928 - 2020) foi um artista plástico brasileiro conhecido como o pai da arte cinética.
Palatnik nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte. Filho de judeus russos, se mudou para onde hoje fica Israel quando tinha apenas 4 anos. Em Tel Aviv, o artista se especializou em motores de explosão e logo após iniciou seus estudos de arte no ateliê do pintor Haaron Avni e do escultor Sternshus. Nesta época suas obras eram, em sua maioria, natureza morta, paisagens e retratos.
Quando tinha 20 anos, em 1948, Palatnik regressa ao Brasil e passa a residir no Rio de Janeiro. Nesta época, ele passa a ter contato com artistas brasileiros que aumentam o seu repertório, com quem funda o Grupo Frente - composto por Abraham Palatinik (1928 - 2020), Ferreira Gullar (1930-2016), Mário Pedrosa (1900-1981), Franz Weissmann (1911-2005), Lygia Clark (1920-1988) e Ivan Serpa (1923-1973).
Foi no Rio de Janeiro que Abraham Palatnik vivenciou um momento que mudou completamente a sua forma de produzir arte. Ao conhecer o trabalho de arte-terapia da médica Nise da Silveira, no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, o artista repensou seu estilo. Desde então ele se aproximou da arte abstrata. Ao longo da sua história, Palatnik criou várias pequenas esculturas de animais que viraram referência a seu nome.
Em 1949 Palatnik começou a projetar máquinas em que a cor aparecia em movimento. Usando esses experimentos com máquinas, Palatnik cria caixas de telas com lâmpadas que se movimentam por mecanismos acionados por motores. Mário Pedrosa, grande figura artística, chama as invenções de Aparelhos Cinecromáticos, expostos em 1951 na primeira bienal internacional de São Paulo. O trabalho foi pioneiro no uso de fontes luminosas artificiais na arte.
Bastidor de como é criado o jogo de luzes do Aparelho Cinecromático.
Foto feita por Eduardo Kac no ateliê de Abraham Palatnik, no Rio de Janeiro, em 2004.
Depois disso, o artista expôs suas artes pelo mundo todo. França, Itália, Estados Unidos, Brasil, entre outros. Palatnik tem obras fixas expostas no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) e no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).
Em 2020, infelizmente, o artista foi uma das vítimas da COVID-19 e veio a falecer com 90 anos. Seu impacto na arte brasileira e mundial é eterno.
Abraham Palatnik em frente suas obras (Foto: Vicente de Mello)
Onde encontrar peças de Abraham Palatnik
Para os fãs que sonham em ter uma obra do artista em casa, é possível sim comprar obras de Palatnik online. Mas é muito importante encontrar sites confiáveis para não adquirir peças falsas. Esses são os sites que indicamos:
1. veentx
Na veentx, marketplace brasileiro de peças vintage e antigas, você consegue encontrar esculturas do autor. Todas os artigos do site passam por curadores de arte e antiguidades, para certificar que são originais.
2. 1stDibs
O marketplace estadunidense tem algumas obras do artista em seu acervo. A 1stDibs é conhecida por ser um dos sites mais confiáveis para comprar artigos de arte, vintage e antiguidade fora do país. Um ponto importante a notar é de onde vem a peça, pois peças vindo de fora do Brasil tem acrescido o valor de imposto sob importação.
---------
Artigo e curadoria por: