Alfredo Volpi (1896-1988) foi um artista ítalo-brasileiro conhecido por suas incríveis serigrafias e pinturas. Nascido em 1896, na cidade de Lucca na Itália, Volpi mudou-se para o Brasil com sua família quando era criança e cresceu em São Paulo. Desde cedo, ele demonstrou um interesse pelas artes e começou a desenhar e pintar quando era jovem.
Volpi foi um dos principais expoentes da arte moderna no Brasil e é conhecido por suas obras coloridas e vibrantes de faixadas típicas brasileiras. O artista ficou conhecido como o mestre das bandeirinhas, que se tornaram sua marca registrada e estão presentes em várias de suas obras.
Uma de suas obras mais famosas está no Itamaraty, o afresco de Dom Bosco feito em 1966.
Uma curiosidade sobre o autor é que ele não fazia uso de tintas industriais e produzia as suas próprias. Ele, manualmente, diluía verniz, clara de ovo e pigmentos naturais, como terra, ferro e óxidos para criar as suas cores vibrantes.
Além de sua habilidade artística, Volpi também foi um defensor da arte e da cultura brasileira e é considerado um dos grandes nomes da Segunda Geração da Arte Moderna.
Alfredo Volpi já recebeu diversos prêmios. O primeiro com reconhecimento internacional foi em 1953, quando levou o Prêmio de Melhor Pintor Brasileiro durante a II Bienal de São Paulo. Em 1958 recebeu o Prêmio Guggenheim. Volpi já teve seu trabalho exposto na Bienal de Veneza (em 1952, 1954, 1962 e 1964), em Tóquio, Nova Iorque e por todo o Brasil.
O trabalho de Alfredo Volpi ainda pode ser encontrado em vários museus e galerias de arte ao redor do mundo, e agora está disponível para compra na Veentx, um marketplace de antiguidades e obras de arte que oferece uma serigrafia vibrante e encantadora do artista.