José do Carmo Sousa (1933-2019), ou Zé do Carmo como é conhecido, foi um artista popular brasileiro que se especializou em arte no barro. Nascido em Goiana/Pernambuco, Zé do Carmo começou a fazer figuras em barro muito cedo, quando tinha apenas 7 anos, quando criava brinquedos para vender em uma feira em que seus pais, também artesãos, comercializavam suas criações.
Nos anos 1970, o artista começou a criar figuras ligadas ao seu dia a dia em Goiana. Dentre essas elas, desenvolveu pretos velhos, pescadores, lavradores e cangaceiros. Aos poucos, começou a combinar as figuras do seu cotidiano com o tema sacro, ganhando notoriedade por seu trabalho provocativo e inovador ao fazer anjos de barro com faces nordestinas. O artista gostava de dizer que suas obras tinham cara de gente e não de santo.
Em 1980, a pedido de Dom Hélder Câmara (arcebispo-emérito de Recife na época), Zé do Carmo criou uma escultura para ser entregue como presente ao Papa João Paulo II, que visitava o Brasil. Sua escultura era um anjo com face de um cangaceiro e foi reprovada pela câmara, que dizia ser uma profanidade. Mas foi com essa inovação na arte que Zé do Carmo fez seu nome.
Zé do Carmo chegou até a fazer um Papai Noel nordestino, usando gibão, chinelo e chapéu de couro. Entretanto, o Vovô Natalino, também foi vetado pela igreja na época.
Com o passar dos anos, a sua visão em trazer o povo do Nordeste como a face de icônicos representantes fez com que o povo nordestino se sentisse representado. Tão representado que até hoje as crianças de Goiana recebem o Vovô Natalino, que chega em uma carroça liderada por um burro, que traz alegria a comunidades carentes da região.
Vovô Natalino. Foto: Alexandre Veloso.
Em 2002, Zé do Carmo foi condecorado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Um fato interessante é que sua obra de presente ao papa nunca foi entregue, e hoje se encontra em exposição na cidade de Goiana em Pernambuco.
Gostaria de ter uma obra do artista? Descubra as obras de Zé do Carmo que temos na veentx.
--
Texto e curadoria por: