O movimento second hand, ou seja, a compra de produtos seminovos ou usados tem se tornado uma tendência em razão da preocupação com a sustentabilidade pelos consumidores, que estão cada vez mais criteriosos com a reputação e valores das empresas que escolhem consumir. O second hand e a quebra de preconceitos contra a compra de itens usados têm avançado no Brasil nos últimos 5 anos, e foi especialmente potencializado após a pandemia, quando os consumidores se tornaram mais engajados ao conceito de consumo consciente.
No entanto, isso já é uma tendência bem difundida na Europa e nos Estados Unidos, onde a compra em brechós ou lojas second hand fazem parte do dia-a-dia dos consumidores, promovendo a economia circular dos mais diversos objetos, desde móveis até artigos de luxo. Segundo uma pesquisa da empresa de análise de varejo GlobalData, estima-se que o valor movimentado pelo segmento em todo o mundo deve ir de US$ 24 bilhões em 2019 para US$ 51 bilhões em 2025. Esse crescimento foi majoritariamente causado pelo aumento da consciência ambiental dos consumidores.
E o que é o Second Hand Effect?
Ao aderir à economia circular, você não está só economizando dinheiro, mas também está fazendo uma escolha que ajuda o meio ambiente. Por exemplo, ao comprar uma roupa ou um sofá usado, você está dando um novo fim para aquele item já produzido, estendendo a sua vida útil, e evitando o descarte precoce em aterros. Quando você pensa nas suas roupas ou móveis, pode até não parecer muito, mas já imaginou todo esse descarte multiplicado por milhares e milhares de pessoas?
Cada vez que alguém participa do comércio de second hand, é um compromisso para o nosso futuro comum. Isso é o Second Hand Effect.
Sustentabilidade e Consumo Circular
Os problemas climáticos são uma realidade e, infelizmente, têm afetado mais o nosso dia-a-dia a cada ano. Estamos consumindo muito, muito rápido, e consequentemente, tirando mais recursos do nosso planeta do que ele pode renovar, o que significa que estamos comprometendo recursos das gerações futuras.
Uma das formas mais simples e rápidas de lidar com consumo desenfreado, é a promoção de um consumo consciente (se quiser saber mais sobre isso, leia nosso artigo sobre Slow Movement), e claro o consumo circular. O consumo circular nada mais é que manter produtos e materiais em uso contínuo, reparando, reutilizando e reciclando. Por isso, a compra de bens second hand gera economia nas emissões de gases de efeito estufa e menos desperdícios materiais.
Um dos valores da veentx é promover a economia circular e o consumo consciente. Além de dar novas finalidades a objetos cheios de história, nós também temos o compromisso com a sustentabilidade e em quebrar preconceitos com o consumo de bens antigos, vintage ou second hand. Por isso, nos comprometemos em proporcionar a melhor experiência de entrega, para que o consumidor recebe a sua peça como se fosse um item novo, recém-produzido. Se você ainda não teve essa experiência, te convidamos a visitar nossa loja e aderir ao Second Hand Effect :)
--
Curadoria e artigo feito por: