Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a importância de comprar vestuário e itens de decoração vintage, devido ao grande suporte ao movimento slow. Seja o slow fashion, slow design, slow food, todos os movimentos slow pregam que o consumidor deve pensar em toda a cadeia produtiva antes de comprar.
Mas, na hora de escolher, temos vários termos diferentes como: vintage, second-hand, antiguidade, colecionável... Nós sabemos, é confuso mesmo. Por isso criamos esse post para explicar de forma rápida e simplificada o que significa cada um deles:
O que é Vintage?
Peças que tenham mais que 20 anos e menos que 100 anos.
O estilo vintage emana nostalgia e boas memórias da época que já passou. Um grande exemplo são os fãs da cultura dos anos 2000 (Y2K), que é uma trend do momento. Peças dos anos 2000, como o primeiro iPod ou um diskman já são considerados objetos vintage.
O que é Antiguidade?
Uma peça para ser considerada antiguidade deve ter mais de 100 anos.
Peças de antiguidade tem um imenso valor histórico e quando bem cuidadas podem durar por várias gerações.
Um grande valor das peças antigas é o fator de a maioria serem feitas à mão, as tornando objetos únicos. A beleza de algo feito a mão é, além do zelo na produção, sua unicidade.
O que é second hand?
Traduzindo para o português, significa literalmente algo de segunda-mão. São peças que foram usadas e normalmente menos de 20 anos, portanto ainda não se classificam como artigos vintage. Artigos vintage e de antiguidade também são artigos de second hand, pois são artigos seminovos.
Ao contrário do preconceito que existe, objetos de segunda-mão não são objetos de má qualidade. Inclusive, normalmente, são bem conservados e possuem um valor abaixo do mercado, o que é uma grande vantagem para o consumidor. O importante é encontrar sites confiáveis para comprar. Além disso, existe todo um novo movimento para compras mais conscientes que valorizam a economia circular gerando o second hand effect.
O que são objetos colecionáveis?
Peças colecionáveis normalmente são extremamente raras, as tornando objetos de desejo. Não necessariamente um objeto colecionável é um objeto caro, mas é sim um objeto que é difícil de ser encontrado.
Artigos novos podem ser colecionáveis também, como as figurinhas da copa, pois possuem tiragem limitada. Porém, com o passar do tempo, a tendência é que tornem-se cada vez mais raras e, por consequência, mais valorizadas.
Podemos dizer que quase tudo é colecionável, desde moedas, artigos de vestuário - como os famosos tênis da Nike - até mesmo objetos de escrita vintage.
Como encontrar artigos de antiguidade, vintage e second-hand de confiança?
O importante ao comprar peças vintage e de antiguidade é elas terem passado por um curador. Curadores são profissionais especialistas em artigos específicos. Por exemplo, na veentx trabalhamos com curadores experientes de cada categoria de produto que vendemos. Esses profissionais são treinados e conseguem distinguir facilmente a época e o local de onde um objeto vem, se ele é original, feito à mão, e qual material foi usado.
Se você busca por incluir peças vintage e de antiguidade de decoração no seu dia a dia, a veentx é o lugar certo. Além de decoração de interiores, na veentx você também encontra canetas vintage de luxo e alguns acessórios em couro, como carteiras vintage e porta-canetas vintage.
Para vestuário vintage e second-hand eu indico a Troc e a Gringa. As duas empresas são fundadas por mulheres brasileiras com uma paixão imensa pela moda circular e ambas tem uma curadoria incrível. A Gringa é mais focada em bolsas e acessórios de luxo. A Troc, apesar de também ter peças de luxo, é mais focada em vestuário premium.